Publicada em 19/05/2017 às 00h00. Atualizada em 19/05/2017 às 10h50

19 de Maio - Dia Nacional de Doação de Leite Humano

O objetivo da data é estimular a doação de leite materno promover debates sobre a importância do aleitamento e da doação de leite humano.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Desde 2015, por conta da Lei nº 13.227, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano passou a ser comemorado em 19 de maio, em vez de 1º de outubro como era antigamente. A data foi criada para estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, além de divulgar os bancos de leite humano nos estados e nos municípios.

Considerado fundamental para a recuperação dos bebês prematuros, com baixo peso ou com graves problemas de saúde, o leite materno doado é pasteurizado e passa por um controle de qualidade antes de ser distribuído nas UTIs neonatais.  Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.  De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171) a doadora, além de  apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente. 

Como preparar o frasco para coletar o leite humano?

- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica;

- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;

- Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);

- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;

- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;

- Você  poderá usar quando estiver seco.

Como se preparar para retirar o leite humano (ordenhar)?

- O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.

- Ao retirar o leite é importante que você siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:

o Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;

o Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço; 

o Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

Historicamente, os bancos de leite materno da Bahia vivem em situação crítica. Com poucas doações, a quantidade armazenada não costuma ser suficiente para alimentar todos os bebês internados. Por conta disso, geralmente, as maternidades são obrigadas a fazer triagens e priorizar bebês em situações mais graves para receber leite materno pasteurizado. 

Doe leite materno, seja solidário e salve vidas! 

Encontre um Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta mais próximo de você e tire suas dúvidas

Compartilhe

Autor(es)

  • Wyne Rodrigues Barberino / COREN-BA 322.610

    Graduada em enfermagem pela Faculdade Estácio de Sá (2011), Pós- Graduada em enfermagem em emergência e UTI (2013). Atualmente enfermeira/coordenadora da Estratégia de Saúde da Família.

Saiba Mais

     

    Redes Sociais