Publicada em 10/10/2011 às 14h57. Atualizada em 28/11/2011 às 18h05

Cadeira de rodas: uma ferramenta de independência

Considerada um dos recursos de tecnologia assistiva a cadeira de rodas é um equipamento indicado para auxiliar no processo de reabilitação e promoção de maior independência das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Saiba mais.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

"Na atualidade, as cadeiras de rodas ainda são equipamentos muito estigmatizados, muito embora seja possível encontrar várias modificações".

A indicação e orientação para utilização correta de uma cadeira de rodas deve ser feita por um profissional habilitado assim como as adaptações necessárias para correção ou acomodação postural.

Na atualidade, as cadeiras de rodas ainda são equipamentos muito estigmatizados, muito embora seja possível encontrar várias modificações. As mudança, tanto se referem ao avanço tecnológico na sua fabricação quanto à diversidade das adaptações e aprimoramento técnico-científico na aplicação clínica.

Essa prática profissional denomina-se clínica de “seating e positioning”, que nada mais é que a adequação postural em cadeira de rodas que tem como objetivo atender às necessidades dos indivíduos com deficiência física, buscando funcionalidade com  alinhamento, estabilidade  e conforto.



Se a cadeira de rodas não atender às demandas do usuário, é necessário considerar a possibilidade de um projeto individualizado. A preferência pela personalização é uma prática em crescimento no Brasil. Sua aplicação vem alcançando resultados bastante satisfatórios, otimizando a postura sentada e o desempenho em atividades do cotidiano. Esse processo permite uma intervenção global e acompanhamentos periódicos conforme a demanda individual.  

O terapeuta ocupacional é um dos profissionais que compõem a equipe que assiste pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e que necessitam do uso de cadeira de rodas.      
       
Os passos para escolha de uma cadeira de rodas vão desde a avaliação biomecânica e funcional do paciente até a escolha de recursos tecnológicos, materiais e financeiros disponíveis.
                      
Cadeiras de rodas e acessibilidade - grande desafios

"A acessibilidade é um dos grandes desafios para cadeirantes. Em Salvador/Bahia, especificamente, é possível encontrar ruas estreitas, diversidades de ladeiras e variedade de pisos".

A acessibilidade é um dos grandes desafios para cadeirantes. Em Salvador/Bahia, especificamente, é possível encontrar ruas estreitas, diversidades de ladeiras e variedade de pisos. A orientação ao cliente e à família  quanto ao manuseio da cadeira nessas situações é imprescindível. A luta por espaços acessíveis ainda é um grande desafio para uma sociedade  inclusiva de forma equitativa.

A adaptação e adequação do ambiente como a casa, a escola e o trabalho é de grande valia, pois até mesmo pequenas modificações podem fazer a diferença. O ambiente acessível favorece a mobilidade e as manobras, diminui a energia gasta com a propulsão e facilita a execução de tarefas.

 

Confira no iBahia matéria sobre acessibilidade nas escolas da rede municipal de ensino.

Fotos

Compartilhe

Autor(es)

  • Isa de Jesus Coutinho / CREFITO 5445 TO

    Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestra em Medicina em Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Pedagoga. Terapeuta Ocupacional. Diretora do CMEI Virgen de La Almudena. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (www.comunidadesvirtuais.pro.br).

  • Maria Alice A. Duarte Campos / CREFITO 3373 T.O

    Terapeuta Ocupacional – Salvador/BA Especialista em Tecnologia Assistiva e Dispositivos de Ajudas Técnicas. Colaboradora do livro Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática, 2007/ capítulo 47 (Cadeira de Rodas e Sistemas de Adequação Postural).

Serviços Gratuitos
  • SerTo - Serviço de Terapia Ocupacional
    Escola Bahiana De Medicina e Saúde Pública
    Tel.: (71) 3276 8200
    Av. Dom João VI, nº 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP: 40290-000
  • Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiências - 1ª DIRES
    CAS - Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto
    Tel.:(71) 3270-5796 / 5849,Rua ACM, s/nº Iguatemi, Salvador, Bahia, CEP: 41.840.000
  • Instituto Bahiano de Reabilitação
    Fundação José Silveira
    Tel.: (71) 3504-5900
    Av. Presidente Vargas, 2947,Ondina,Salvador,Bahia
 

Redes Sociais