Publicada em 10/10/2011 às 15h23. Atualizada em 28/11/2011 às 18h04

Como escolher minha cadeira de rodas?

Apesar de parecerem iguais, as cadeiras de rodas respeitam as necessidades e características próprias de cada pessoa. Veja como elas devem ser escolhidas.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

"Alguns passos como a consulta ao profissional especializado ajudam na escolha assertiva da cadeira de rodas e de seus componentes".

A diversidade de modelos das cadeiras de rodas no mercado é grande. Diferem em alguns aspectos básicos como o tipo de material usado na fabricação da estrutura, a forma de dirigibilidade (manual ou motorizada), as possibilidades de fechamento e inclinações, o sistema de retirada de rodas, tipo de apoio para os pés e apoio para os braços.

Os acessórios de contenções podem ser necessários para fins de suporte e correção postural assim como para proporcionar segurança.

As almofadas também farão parte do sistema de assento e encosto e são importantes, pois auxiliam na estabilidade e no controle da pressão. Na escolha da almofada, algumas características devem ser levadas em conta, como o tipo de material que a compõe, a densidade e a espessura, formas de preenchimento e custo. Esses fatores levam a uma indicação individualizada.

Alguns passos como a consulta ao profissional especializado ajudam na escolha assertiva da cadeira de rodas e de seus componentes. No primeiro contato com o paciente, é  realizada a anamnese durante a qual investiga-se a história ocupacional, padrões de vida diária, interesses, valores e necessidades, assim como avaliação postural e biomecânica. A capacidade funcional, a percepção, os objetivos do usuário/cuidador e os locais onde o equipamento  será mais utilizado serão definitivos para uma escolha satisfatória.

Quais os ganhos na escolha da cadeira de rodas adequada?

"As crianças que não desenvolvem habilidades posturais, dentro do tempo considerado normal pela escala de desenvolvimento, devem ser encaminhadas para avaliação de prescrição para uso de um sistema especial de assento com a finalidade de posicioná-las apropriadamente. Este sistema é munido de suportes que facilitam o sentar, os quais contribuem para o desenvolvimento do controle de cabeça, tronco e a prática de movimentos de alcance e manipulação de objetos."

A mobilidade com qualidade é um ganho relevante ao adquirir o equipamento correto, pois pode aumentar o autocontrole (habilidade de adequação) e o envolvimento do indivíduo em ocupações (atividades em casa, no trabalho, na escola, na vida comunitária).               Por fim, temos a melhora também na aparência sendo esta importante para a autoestima, o bem-estar e a participação social do cadeirante.

Curiosidades sobre cadeiras de rodas

Os primeiros relatos do uso das cadeiras de rodas remontam do século XVI. Nessa época, chamada de cadeira para “inválidos”. Foi construída por Felipe II da Espanha. Essa cadeira já possuía seu conjunto de rodas e um encosto para os pés.

Foi no século XIX que a cadeira de rodas foi pateteada com rodas traseiras de empurrar e pequenas rodas dianteiras.
 O primeiro jogo em cadeiras de rodas aconteceu em 1946, nos Estados Unidos.

Fotos

Compartilhe

Autor(es)

  • Isa de Jesus Coutinho / CREFITO 5445 TO

    Terapeuta Ocupacional pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1999), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1993); especialista em Metodologia da Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade Estadual da Bahia (2002); em Gestão Educacional pela Universidade de Salvador (2004) e mestra em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2008). Atualmente, é professora assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

  • Maria Alice A. Duarte Campos / CREFITO 3373 T.O

    Terapeuta Ocupacional – Salvador/BA Especialista em Tecnologia Assistiva e Dispositivos de Ajudas Técnicas. Colaboradora do livro Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática, 2007/ capítulo 47 (Cadeira de Rodas e Sistemas de Adequação Postural).

Serviços Gratuitos
  • SerTo - Serviço de Terapia Ocupacional
    Escola Bahiana De Medicina e Saúde Pública
    Tel.: (71) 3276 8200
    Av. Dom João VI, nº 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP: 40290-000
  • Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiências - 1ª DIRES
    CAS - Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto
    Tel.:(71) 3270-5796 / 5849,Rua ACM, s/nº Iguatemi, Salvador, Bahia, CEP: 41.840.000
  • Instituto Bahiano de Reabilitação
    Fundação José Silveira
    Tel.: (71) 3504-5900
    Av. Presidente Vargas, 2947,Ondina,Salvador,Bahia

Redes Sociais