Publicada em 27/10/2011 às 11h52. Atualizada em 17/01/2012 às 11h00

Dicas para manter a boa forma com saúde

Os exercícios têm que se tornar parte de um estilo de vida e, dessa forma, devem ser agradáveis e convenientes com suas atuais condições físicas e econômicas.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Associado ao controle emocional e aos bons hábitos nutricionais, o exercício físico revela-se como importante promotor de saúde. Os benefícios de um estilo de vida ativo sobre a saúde e a qualidade de vida estão bem documentados e difundidos. 

A prática regular de exercícios físicos, desde que obedecendo a determinados princípios, produz mudanças fisiológicas (das funções), morfológicas (das estruturas), metabólicas (da energia) e até psicológicas que podem proporcionar uma espécie de “fator de proteção” contra processos degenerativos das normais funções do corpo.

Para tanto, especialistas recomendam para a população adulta em geral: 

Realizar atividade aeróbia em intensidade moderada por, pelo menos 30 minutos, 5 vezes por semana ou em intensidade vigorosa, 20 min, em 3 dias por semana. Podem ser feitas combinações durante a semana, alternando entre atividade moderada e vigorosa. Por exemplo, uma pessoa pode atender a essa recomendação andando rapidamente por 30 minutos 2 vezes durante a semana e correndo por 20 minutos nos 2 outros dias. 

Além disso, todo adulto deve realizar atividades que mantenham ou aumentem a força e a resistência muscular, pelo menos 2 vezes por semana, bem como as atividades que melhorem ou mantenham a flexibilidade. 

Aqueles que desejam melhorar a sua aptidão física, reduzir o risco de doenças crônicas e incapacidades ou prevenir ganho de peso podem se beneficiar com o aumento das atividades dessa recomendação.  

É importante observar que a efetividade de um programa de exercício depende da sua regularidade e segurança. Para tanto, os exercícios têm que se tornar parte de um estilo de vida e, dessa forma, devem ser agradáveis e convenientes com suas atuais condições físicas e econômicas. 
Vale ressaltar que a proximidade do verão por si só constitui-se  um estímulo à prática de atividades físicas. Se você vai iniciar os exercícios agora, conheça seus potenciais para minimizar riscos durante as atividades. Hidrate-se sempre, use roupas leves, calçados apropriados e protetor solar (quando for realizar atividades ao ar livre) e evite a realização de esforço nos momentos mais quentes do dia. 

Confira notícia do iBahia - Com o verão chegando, Ivete Sangalo incentiva prática de exercícios

Palavras Chave:

Compartilhe

Autor(es)

  • Cloud Kennedy Couto de Sá

    Cloud Kennedy Couto de Sá /

    Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1997), Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (2004) e cursa o Doutorado em Medicina e Saúde Humana na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Saiba Mais

     

    Redes Sociais