Publicada em 07/09/2012 às 00h00. Atualizada em 10/09/2012 às 22h53

Já acordou durante a noite com uma forte dor na panturrilha?

Sensação desagradável que, muitas vezes, causa fortes dores, as famosas câimbras são o assunto da entrevista que o iSaúde Bahia realizou com o reumatologista Jozélio Freire de Carvalho.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

iSaúde Bahia - O que é câimbra?

Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - É uma sensação desagradável de contratura muscular, principalmente nos membros inferiores, mais frequentemente nas panturrilhas ("batata da perna"). É sempre de origem involuntária e predomina em idosos.

iSB - - Por que ocorre? É sinal de alguma doença?

Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - É um sinal de hiperatividade do músculo acometido. Pode ocorrer à noite ou após atividade física devido à hipoxemia. Entretanto, pode ser sinal de alterações metabólicas como hipopotassemia (potássio baixo), hipocalcemia (cálcio baixo), doenças neurológicas e outras. 

iSB - Fatores externos como alimentação e uso de medicamentos podem ocasionar câimbras?

Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - Sim, a desidratação e dieta pobre em potássio e magnésio trazem o risco de câimbras. O uso de algumas medicações podem ocasionar o desenvolvimento de câimbras, tais como diuréticos, lítio, estatinas e outros.

iSB - Por que, na maioria das vezes, ocorrem na panturrilha?

Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - Não se sabe com toda certeza, mas provavelmente ocorrem por ser uma região em que a musculatura é muito solicitada. 

iSB - Por que quando ficamos com a perna muito tempo cruzada temos câimbras?

Dr. Jozélio Freire de Carvalho - Devido à redução da perfusão sanguínea dos músculos e nervos dos membros inferiores.  

iSB - Por que os episódios ocorrem com mais frequência quando dormimos?

Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - A maioria das câimbras são benignas, não têm uma causa por trás e ocorrem mais à noite. Não se sabe o motivo com certeza, talvez algo associado à redução de fluxo sanguíneo nos membros inferiores durante o sono.  

iSB - Temos como evitar esses episódios?

Dr. Jozélio Freire de Carvalho - Algumas medidas preventivas são manter adequada hidratação, evitar bebidas alcoólicas e cafeína antes de dormir, ir para a cama somente no horário de dormir, criar hábitos de higiene do sono.


iSB - Mito ou verdade. Comer banana quando nos exercitamos evita episódios de câimbras?

Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - Nos casos de hipopotassemia, essa medida pode ser útil, mas, o mais importante nas medidas preventivas contra câimbras é o alongamento antes e após a atividade física e a adequada hidratação. 

Compartilhe

Autor(es)

  • Jozélio Freire de Carvalho / CRM BA 23165

    Jozélio Freire de Carvalho é graduado, pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Pós-Doutor pelo Center for Autoimmune Diseases do Sheba Medical Center, afiliado à Universidade de Tel-Aviv, Israel. Livre Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretor científico da Sociedade de Reumatologia da Bahia. Atua no Centro Médico do Hospital Aliança, em Salvador, Bahia. Autor de 40 capítulos nacionais e internacionais em livros de medicina. Editor de quatro livros médicos. Já publicou 180 artigos científicos internacionais. Possui experiência em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunobiológicos, síndrome antifosfolípide, lúpus eritematoso sistêmico, doenças do tecido conjuntivo, doenças reumatológicas da infância e da adolescência, auto-imunidade, auto-anticorpos, dislipidemia e aterosclerose.

Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB)
    Tel.: (71) 3276 8200
    End. Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290.000
  • Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES)
    Tel: 3283-8392
    Rua Augusto Viana S/N, Canela, Salvador, Bahia - Cep 40.110-060
 

Redes Sociais