Publicada em 07/11/2017 às 00h00. Atualizada em 07/11/2017 às 16h05

Qual a função da próstata?

Por que é importante realizar o exame de toque? Veja algumas verdades sobre o assunto.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

O Novembro Azul é uma campanha desenvolvida para estimular a conscientização da importância da realização do exame de toque da próstata para o diagnóstico precoce de câncer e outras doenças masculinas. Para esclarecer dúvidas e conscientizar nossos leitores sobre a importância do exame diagnóstico, o iSaúde Bahia entrevistou o médico urologista e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Edson Paschoalin. Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, escreva para nossa redação.  

iSaúde Bahia - O que é a próstata? Para que serve?

Dr. Edson Paschoalin  - Apesar de pequena, do tamanho de uma castanha, a próstata tem uma grande responsabilidade. É uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto. 

Produz cerca de 70% do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides e é liberado durante o ato sexual. É uma substância fundamental para a vitalidade do homem e, portanto, representa um papel fundamental na fertilidade masculina. 

iSB - Por que acontece o aumento da próstata?

Dr. Edson Paschoalin - A próstata aumenta com o ganho de idade. Existe a influência de hormônios nesse aumento, principalmente a testosterona. 

iSB - Uma próstata aumentada é sinal de câncer?

Dr. Edson Paschoalin - Não! Pode ser o crescimento normal de próstata (hiperplasia benigna de próstata).

iSB - Como é feito o diagnóstico? Existe outro exame além do toque?

Dr. Edson Paschoalin - O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.

"O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom." 

 

iSB - Qual a faixa etária com mais incidência de casos? O câncer de próstata pode acometer indivíduos jovens?

Dr. Edson Paschoalin -  O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. 

Sociedades médicas recomendam que homens, a partir dos 50 anos, façam o exame de próstata anualmente e, acima dos 40, caso estejam inseridos nos fatores de risco. 

iSB - Existem condutas preventivas para não ter a doença (câncer de próstata)?

Dr. Edson Paschoalin - Tudo que é bom para o coração também é bom para próstata. Prática de exercícios físicos, alimentação adequada, não fumar ou ingerir bebida alcoólica.

iSB - No caso de diagnóstico positivo, quais os principais tratamentos?

Dr. Edson Paschoalin - Os tratamentos do câncer de próstata devem ser individualizados para cada paciente, levando-se em conta a idade, o estadiamento do tumor, o grau histológico, o tamanho da próstata, as comorbidades, a expectativa de vida, os anseios do paciente e os recursos técnicos disponíveis.

iSB - No caso de diagnóstico positivo para câncer, quais as consequências quando o tratamento indicado é a retirada da próstata?

Dr. Edson Paschoalin - Após o tratamento, o paciente poderá apresentar incontinência urinária e disfunção erétil.

"Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura."

iSB - O câncer de próstata apresenta sintomas?

Dr. Edson Paschoalin - Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata.

Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

iSB - Por que os homens devem realizar o exame a partir dos 40 anos?

Dr. Edson Paschoalin -  Apenas os pacientes com história familiar positiva devem iniciar a avaliação de próstata aos 40 anos. 

Compartilhe

Autor(es)

  • Edson Luiz Paschoalin / CRM BA-6065

    Doutor em Urologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Professor de Urologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Diretor da Clínica Senhor do Bonfim.

Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB
    Tel: (71) 3276 8200
    Av. Dom João VI, nº 275, Brotas, CEP: 40290-000, Salvador, Bahia
  • Centro de Urologia
    Hospital Universitário Prof. Edgard Santos - HUPES
    Tel: (71) 3283-8391
    Rua Augusto Viana S/N, Canela, Cep 40.110-060, Salvador, BA
 

Redes Sociais