Publicada em 30/10/2018 às 15h16. Atualizada em 30/10/2018 às 16h11

Qual a importância do cálcio para nossa saúde?

Descubra onde encontrar boas fontes de cálcio e quais benefícios ele traz para a saúde.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
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Sua principal fonte é o leite e derivados, porém o cálcio também pode ser encontrado no feijão branco, brócolis, laranja, couve, sardinha, rente outros alimentos. Neste bate-papo com a nutricionista Sheyla França, o iSaúde Brasil procurou saber os principais benefícios do cálcio para a saúde, bom como os problemas relacionados à sua falta e ao seu excesso no organismo. Confira!

iSaúde Brasil - Qual a importância da ingestão de cálcio para a saúde?  

Sheyla França - O cálcio tem papel fundamental para o desenvolvimento de ossos saudáveis e a manutenção da massa óssea. 

iSaúde Brasil - Esse nutriente pode ser ingerido pela alimentação por meio de quais alimentos? 

Sheyla França - A melhor fonte é o leite, mas podemos encontrar no iogurte, feijão branco, brócolis, laranja, couve, sardinha, gergelim, linhaça, amêndoas e existem outros também.

iSaúde Brasil - É verdade que para que haja uma boa absorção do nutriente, ele deve ser consumido sem alimentos que contenham cafeína ou ferro?

Sheyla França - Sim, pois competem entre si na absorção pelo organismo. 

iSaúde Brasil - Além da ingestão, para uma melhor absorção é recomendado que a pessoa realize atividades físicas para uma melhor absorção do cálcio. Por quê? 

Sheyla França - A atividade física é importante, pois aumenta a força do músculo exercitado e também do osso e para que o osso aguente a pressão ele também irá se adaptar e se fortalecer aumentando sua massa óssea com maior absorção de minerais no caso de cálcio. 

iSaúde Brasil - Leite, queijo e derivados geralmente são vistos como fontes de cálcio. Porém, ao contrário do que se imagina, alguns pesquisadores afirmam que esse cálcio não é muito bem absorvido pelo organismo. Qual a diferença desses alimentos para fontes como vegetais verdes e sementes? 

Sheyla França - Ao contrario o leite e derivados são sim os melhores alimentos na absorção deste nutriente, claro que existem alguns vegetais verde escuro como também castanhas, tofu e amêndoas que são excelentes fontes, às vezes até melhor que o leite. No entanto, estes alimentos que não o leite, são  ricos em fibras contêm filatos, oxalatos e taninos que diminuem a biodisponibilidade deste mineral comprometendo a absorção, já o leite contêm nutrientes que facilitam a absorção deste cálcio. 

iSaúde Brasil - Quando é necessário fazer uma suplementação? 

Sheyla França - Faz-se necessária nos casos em que a quantidade ingerida é inferior as necessidades diárias. 

iSaúde Brasil - Existe uma relação entre o cálcio e a vitamina D para a saúde dos ossos? 

Sheyla França - A vitamina D regula a absorção e excreção do cálcio, sobretudo quando a ingestão de cálcio é baixa.

iSaúde Brasil - Quais são os principais problemas de saúde relacionados à falta de cálcio no organismo? 

Sheyla França - Em crianças pode causar o raquitismo em adultos osteomalacia, câimbras, paralisia ou formigamento nos braços e pernas, dor nas articulações, perda dos dentes, palpitação, insônia, irritabilidade de nervos e músculo.

iSaúde Brasil - Falamos dos problemas sobre a falta de cálcio. O seu excesso no organismo pode acarretar algum problema? 

Sheyla França - Constipação, aumento do volume urinário, sonolência, fadiga, dor de cabeça e arritmias.

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