Publicada em 06/11/2018 às 14h54. Atualizada em 06/11/2018 às 15h06

Saúde ocular: buraco na mácula?

Ele pode aparecer em pessoas com idade avançada e afeta, principalmente, as mulheres. Saiba mais.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

O buraco na mácula pode comprometer a visão central, afetando a qualidade de vida do paciente. Para saber mais sobre o assunto, o iSaúde conversou com a médica-oftalmologista Dayse Cury de Almeida Oliveira.

iSaúde Brasil – O que é buraco na mácula? 

Dayse Cury de Almeida Oliveira – É um defeito da espessura retiniana na fóvea. Pode ser de espessura parcial ou total. A fóvea é a região da retina onde temos a melhor acuidade visual.

iSaúde Brasil – O que causa esse tipo de problema? 

Dayse Cury de Almeida Oliveira – A maioria das causas é idiopática, sem outras alterações oftalmológicas. Normalmente, ocorre após a 7ª década de vida, com incidência maior entre as mulheres. Esse problema está relacionado, principalmente, à tração vitreomacular. Ocorre uma tração tangencial pelo vitreocortical posterior sobre a fóvea, levando a formação do buraco macular.

Também pode ser secundário a traumas, cirurgias, hemorragias, roturas de coroide, edema macular cistoide, dentre outros. 

iSaúde Brasil – Quais são os principais sintomas? 

Dayse Cury de Almeida Oliveira – Comprometimento da visão central, com baixa acuidade visual e distorção das imagens, podendo também ser assintomático, a depender do grau do buraco.

iSaúde Brasil – Como é realizado o diagnóstico? 

Dayse Cury de Almeida Oliveira – Através do exame oftalmológico, utilizamos também alguns exames oftalmológicos complementares, como a Tomografia de Coerência Óptica (OCT), a Angiofluoresceinografia, a Tela de Amsler, etc.

iSaúde Brasil – Como é feito o tratamento? 

Dayse Cury de Almeida Oliveira – Cerca de 60% dos buracos maculares melhoram espontaneamente. Pacientes com buraco macular com baixa acuidade visual são encaminhados para tratamento cirúrgico (Vitrectomia). 

iSaúde Brasil – Quais são os riscos da cirurgia? 

Dayse Cury de Almeida Oliveira – Hemorragias, infecções e descolamento de retina, são algumas das complicações. Também pode ocorrer piora ou manutenção da acuidade visual. 

iSaúde Brasil – Quando não tratado, o buraco macular pode causar outros problemas na saúde ocular do paciente? 

Dayse Cury de Almeida Oliveira – Normalmente, o buraco macular, não leva a outros problemas de saúde ocular.  

Compartilhe

Saiba Mais

     

    Redes Sociais