Publicada em 24/02/2016 às 16h40. Atualizada em 24/02/2016 às 18h00

Sorriso gengival pode ser corrigido com cirurgia plástica?

Dr. Victor Pochat, esclarece as principais dúvidas sobre o tema. Confira!

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

iSaúde Bahia- O que caracteriza um sorriso gengival? Quais as queixas dos pacientes que chegam ao consultório?    

Dr. Victor Pochat - O sorriso gengival é caracterizado por uma exposição excessiva da gengiva na dinâmica do sorriso. Ao sorrir, em torno de 3 milímetros de gengiva pode ser vista abaixo do lábio superior. Quando alguma pessoa possui uma exposição gengival superior a 3 milímetros, geralmente suas queixas são de sorriso inestético, lábio superior tenso e algumas vezes apresentam queda da ponta do nariz associada. 

iSB- Qual a causa dessa alteração? 

Dr. Victor Pochat - Uma das principais causas dessa alteração é um músculo (depressor do septo), que além de causar a tensão do lábio superior e exposição gengival, faz com que a ponta do nariz "caia" durante o sorriso. Outras causas são craniofaciais (alongamento vertical da maxila), gengivodentais (hipertrofia gengival ou alteração da implantação dentária), ou mesmo devido a uma combinação de fatores. 

iSB- Como a cirurgia plástica pode contribuir para a correção do sorriso gengival?

Dr. Victor Pochat - Em casos de lábio tenso e músculo depressor do septo muito "forte", a cirurgia plástica pode aliviar essa tensão proporcionando relaxamento do lábio superior, com cobertura gengival e melhor posicionamento da ponta nasal ao sorrir. A cirurgia craniomaxilofacial (ortognática) pode ser indicada em casos mais extremos (face alongada). Nos casos de alterações gengivodentais, o dentista pode também realizar procedimentos locais proporcionando bons resultados. 

iSB- Como é realizado o procedimento cirúrgico?

Dr. Victor Pochat - O procedimento cirúrgico é realizado com anestesia local e sedação ou anestesia geral. A rinoplastia pode ser realizada em pacientes que apresentam queixas estéticas associadas do nariz. O tratamento cirúrgico consiste na miectomia (liberação cirúrgica) do músculo depressor do septo, associada ou não a uma plástica em z internamente (com o objetivo de alongar o lábio). O botox pode ser indicado em algumas situações, porém com extrema cautela, pois em doses altas podem levar a resultados muito artificiais (aspecto de boca paralisada). 

iSB- Como é recuperação cirúrgica? Qual o tempo medico de recuperação? 

Dr. Victor Pochat - A recuperação cirúrgica da miectomia e rinoplastia é rápida, sendo um procedimento que causa pouco desconforto e praticamente nenhuma dor. Geralmente em 1 semana o paciente já pode retornar às atividades profissionais e sociais.  Já a cirurgia craniofacial (ortognática) possui uma recuperação mais lenta com algumas limitações (alimentação, social). 

iSB- Fale um pouco sobre os resultados da cirurgia e o "nível de satisfação" dos pacientes

Dr. Victor Pochat - Os resultados da cirurgia para correção do sorriso gengival são muito bons, proporcionando um alto índice de satisfação por parte dos pacientes. Entretanto, uma avaliação precisa é necessária, pois em casos multifatoriais, uma cirurgia isolada não irá proporcionar o resultado ideal. Por vezes, a interação entre cirurgião plástico e dentista é necessária para proporcionar resultados mais consistentes. 

Palavras Chave:

Compartilhe

Saiba Mais

     

    Redes Sociais