Publicada em 31/10/2016 às 00h00. Atualizada em 31/10/2016 às 09h40

Você conhece a bichectomia?

Se as suas bochechas lhe incomodam e você não está acima do peso? A especialista em odontologia estética Dra. Cristiane Muricy explica mais sobre a técnica que pode afinar o contorno do rosto.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

A bichectomia trata-se de uma cirurgia em que removemos o corpo adiposo da bochecha, a bola de Bichat. Esse procedimento é indicado para pessoas que mordem as bochechas com frequência e que desejam diminuir as bochechas, realçando as “maçãs” do rosto, definindo a mandíbula, afinando o rosto, lembrando que o profissional habilitado para realizar o procedimento é o cirurgião-dentista que possui especialidade ou aperfeiçoamento para esse tipo de cirurgia.

A bichectomia é realizada em consultório odontológico, com anestesia local, a mesma para procedimentos odontológicos. É feita uma pequena incisão na parte interna de cada bochecha e remove-se a bola de Bichat. A duração do procedimento é de 40 minutos, em média. O paciente deverá ficar em repouso por dois dias e evitar atividade física por duas semanas.

Quais os prós, contras e riscos?
A grande vantagem dessa cirurgia é que ela é minimamente invasiva, com pouquíssimo sangramento e permite que a pessoa mantenha os efeitos da cirurgia mesmo que ganhe peso corporal. Devemos ter atenção para os pacientes com doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão, pessoas com doenças infecciosas ou que não estejam gozando de boa saúde. A cirurgia possui os riscos de qualquer procedimento cirúrgico, como lesão dos nervos faciais que movimentam a boca e do ducto parotídeo, porém, esses riscos são diminuídos a quase zero, quando realizada por um profissional habilitado.

Com relação ao resultado da cirurgia, é possível visualizar a partir de duas semanas, sendo que o resultado final pode ser percebido após seis meses.

Existe contraindicação?
Pessoas que possuem o rosto largo em função do músculo masseter hipertrofiado, pessoas com muita flacidez facial ou que precisam fazer uma lipoescultura externa para melhor definição facial.

Esse procedimento possui recuperação rápida, porém é preciso alguns cuidados nos primeiros dias como dieta líquida e pastosa nas primeiras 48 horas. Após o período de cicatrização, o paciente pode se alimentar normalmente.

Não é uma cirurgia nova, apenas está sendo mais divulgada atualmente e tem ajudado a solucionar problemas de autoestima para pessoas que perdem peso e continuam com o rosto muito redondo, além daquelas que sofrem por morderem as bochechas constantemente. Portanto, é um procedimento que promove saúde, estética e bem-estar.

Compartilhe

Autor(es)

  • Cristiane Muricy / CROBA: 5106

    Especializada em odontologia Estética, atende no Centro Odonto Médico Linus Pauling. Membro da SBTI (Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia). Habilitada em Bichectomia / Toxina Botulínica/ Preenchimento. Professora de cursos de pós-graduação em Odontologia Estética. Instagram @crismuricy

Saiba Mais

     

    Redes Sociais