Publicada em 10/08/2011 às 11h50. Atualizada em 10/08/2011 às 21h33

Você conhece os benefícios da linhaça?

Aprenda como enriquecer a sua dieta com um alimento rico em nutrientes e capaz de prevenir problemas cardiovasculares.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

“Várias pesquisas demonstraram que em nosso organismo ele atua na prevenção de doenças cardiovasculares reduzindo o colesterol LDL, conhecido como o mau colesterol”.

A linhaça (linum usitatissimum) é a maior fonte vegetal conhecida de ácidos graxos ômega 3, que é uma substância funcional, ou seja, traz um benefício direto à saúde de quem a ingere. Várias pesquisas demonstraram que, em nosso organismo, ele atua na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol LDL, conhecido como o mau colesterol. Além desse nutriente, a linhaça é rica em vitaminas do complexo B e E, além de minerais como ferro, zinco, manganês, bem como o potássio e o fósforo como os mais abundantes.

Como ela é constituída em 75% de fibras insolúveis e 25% de solúveis ela auxilia na redução do apetite e estimula o funcionamento do intestino preguiçoso, além de ser uma das principais fontes de lignana, substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

A ação estrogênica dos fitosteróis (extratos vegetais muito eficazes na redução dos níveis de colesterol no sangue) presente na linhaça tem sido usada como alternativa na reposição hormonal para mulheres na menopausa. Sintomas como distúrbio do sono e ondas de calor são amenizados com o consumo regular de fitoesteróis.

A linhaça poderá ser consumida em produtos prontos ou adicionada ao iogurte, frutas ou saladas, misturada na granola e o ideal é triturá-la. Mas, é importante bater apenas a quantidade que será utilizada no momento, pois com o rompimento do grão incia-se o processo de oxidação (ou degradação) do ômega 3 devido à exposição à luz e ao ar. Com isso, a linhaça começa a perder seus nutrientes ao longo do tempo. Caso ela não seja totalmente consumida, deverá ser armazenada na geladeira em recipiente fechado e opaco para minimizar essas perdas.

Para que a linhaça possa fazer efeito, é necessário o consumo diário. Mesmo não havendo um consenso sobre a dosagem, sugere-se duas colheres de sopa por dia.

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB
    Tel.: (71) 3276 8200
    Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290-000
  • Consultório Dietético
    Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia
    Tel: (71) 3283-7714 / 7700
    Av. Araújo Pinho, nº32, Canela, Salvador, BA
  • Consultório de Nutrição e Saúde da FTC
    Te.:(71) 3281-8110
    Av. Luís Viana Filho, 8812, Paralela,Salvador, Ba, CEP: 41.741-590
 

Redes Sociais